quarta-feira, 9 de março de 2011

RECEITAS DA CONFRARIA

Fazem exatos nove meses que a Confraria Curitibana de Gastronomia se reuniu pela última vez. Sendo que o último jantar foi após um longo verão e inverno sem encontros. Ou seja, a confraria está agonizando. Talvez, em vez de uma extrema-unção ou um respirador, um bom prato de comida ou uma sobremesa bem gostosa ressucite a nossa confraria.

Ela foi ativa por muitos anos. O grupo começou a cozinhar junto em 2002 ou 2003, na casa do Celso Freire. Posteriormente, os jantares passaram a ser preparados na cozinha da casa do Lubomir, e foi lá, em 2004, que eu entrei para a confraria. Nesta época, as reuniões eram quinzenais. Haja disposição para tantos pratos e sobremesas! Em todos estes anos, tudo era preparado no dia, todos juntos. O jantar era composto de entrada, prato e sobremesa. Cada um fazia um pouco. Posteriormente, decidiu-se criar o chef da noite, ou dia, pois às vezes fazíamos almoço na sede campestre, casa da Telma. O chef seria responsável pelo cardápio, faria as compras e distribuía as tarefas. As receitas podiam ser de livros, inventadas ou copiadas de alguém. Só não podiam ser repetidas. Nem imagino quantas receitas preparamos. No inicio, não existia uma organização, blogs, e etc. As primeiras receitas ficaram meio perdidas. Em 2004 a Telma montou um CD com várias receitas e em 2009, o blog. Tínhamos uniformes, logotipo, cada um suas facas e eu sempre levava a minha mala. Lá havia tudo o que podíamos precisar. Fernanda se dizia ajudante e fez uniforme azul, enquanto os dos outros eram brancos.

Como o blog da confraria está praticamente inativo, farei aqui alguns links para as receitas e buscarei outras que não estão no blog.

Vou começar com três pratos de carnes:
Clik nos links abaixo:

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu, que participei de alguns encontros, poucos e bons, acho uma pena.
Beijo,
Ju

fernanda garcia disse...

Ana Londres,
Quem é Ju?
Por mim a confraria estaria firme e forte.
Mas acho que só sobrou nós e vocês...
Então poderíamos fazer a "Confraria Curitibana de Gastronomia da Ana, da Fernanda, do Zanoni e do Aldo", que tal?
Saudades.
Bjs,

Mesa de Ana Teresa disse...

Fernanda, vamos retornar ao trabalho e tentar recompor a confraria.
Ju, é Jussara? Vamos retomar também.

bjs

Jussara disse...

Meninas, sou eu! Na pressa saiu "anônimo", mas com link para o "vosso blog"... Ju ssara