domingo, 4 de março de 2012

COMO PREPARAR UM ROSBIFE

Preparar um rosbife não é difícil. Você precisa de uma carne de primeira que pode ser mignon, contra-filé ou maminha. Tempere com sal, pimenta moída na hora. Numa frigideira bem quente (se for de ferro, melhor), derreta um pouco de manteiga, acrescente um dente de alho inteiro, folha de louro, ervas como tomilho ou alecrim. Acrescente a carne, deixando tomar cor de todos os lados. Quando estiver bem dourada, retire a carne e leve ao forno quente para dar o ponto. Deve ficar entre 10 e 20 minutos. O tempo depende da temperatura do forno, do tamanho da carne e do ponto desejado. Quanto mais passado, maior o tempo.

Para fazer o molho, acrescente na frigideira quente rodelas de cebola, um pouco mais de manteiga e deixe murchar a cebola. Em seguida acrescente água fervendo ou vinho tinto, fervendo um pouco. Retire o dente de alho, louro e ervas. Cubra a carne com o molho ou sirva separadamente em uma molheira.

O molho pode ser coado ou não. Se quiser variações, acrescente champignons, ou pimenta verde, ou mostarda. Tem pessoas que gostam de ainda usar um pouco de creme de leite. Eu prefiro o molho básico.

A carne não deve ser cortada logo que sai do fogo. Neste momento os sucos foram para a superfície da carne. Aguarde cerca de 10 minutos para cortá-la que ela estará bem suculenta.

No dia seguinte, esta carne pode ser servida fria, com salada ou como parte de um sanduíche. Use um pão integral, um pouco de mostarda, alface ou outras folhas verdes, tomate, azeite de oliva e a carne. Fica uma delícia!

3 comentários:

Armando Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lua Singular disse...

Ana Tereza
Já estou até com fome ao ver essas delícias.
Você não tem seguidores para ficar mais fácil para eu receber em meu blog suas receitas.
Eu tenho parentes que moram em Londres
Seu blog além de apetitoso é instrutivo.
Obrigada por você existir
Mandarei o nome do meu blog por email
Beijus

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Dorli, que bom que você gostou do blog. Obrigada!vc pode se cadastrar em subscribe e receberá um email sempre que eu fizer uma postagem.
Um abracço
Ana Teresa