quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

AMOLANDO FACAS

Quem cozinha precisa ter pelo menos duas facas boas. Uma maior, dita faca de chef e uma pequena. Mas de nada adianta boas facas se elas não estiverem afiadas. Com o uso, as facas perdem o fio e é importante saber amolá-las. O fusil de amolar, mantém o fio. Quando a faca está realmente cega, as pedras são indispensáveis. Elas são de diferentes gramaturas e são usadas molhadas. Sempre se inicia pelo lado mais grosso da pedra e o acabamento é dado no mais fino. Só a prática fará com que as facas fiquem ótimas! Segundo um cuteleiro que esteve em Curitiba é necessário mais de 5000 movimentos de vai e vem (veja no vídeo o movimento) para que você saiba amolar bem uma faca. Haja faca!Tenho certeza que ainda não cheguei nos 5000 movimentos e minhas facas cortam. De qualquer modo, temos que por a mão nas facas e tentar! Você vai se orgulhar das suas facas! Só não deixe que outros estraguem este pertence precioso da sua cozinha, abrindo latas, lavando e guardando de qualquer jeito.

No vídeo abaixo você verá os tipos de faca e o cuteleiro Flávio Duprat dá todas as dicas de afiação. Não é difícil!


http://www.flavioduprat.com.br/

3 comentários:

Amelia Adelaide Londres disse...

Comprei em NY um amolador de mesa, será que é bom ou vai estragar as minhas "queridas faquinhas"

Mesa de Ana Teresa disse...

Acho que não vai estragar suas facas. Talvez não amole tão bem quanto a pedra ou chaira ou fusil

Amelia Adelaide Londres disse...

Ótimo!
Desconfio q tenho uma sócia usando minhas facas, vou instruí-la como usar a esponja ao lavar.