segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PEIXE FRESCO - COMO RECONHECER

O peixe é um alimento muito saudável e deve ser ingerido uma a duas vezes na semana. São de fácil e digestão e possuem uma gordura saudável para o organismo. Embora o Brasil tenha uma costa imensa, exceto nas cidades litorâneas, a população em geral consome pouco peixe. Muitas vezes por ser um alimento mais caro, outras até por não saber comprar nem preparar. Vamos esquecer o preparo de peixe frito, muito comum no litoral paranaense e de Santa Catarina. O ideal é que seja assado ou no vapor, mas antes  é preciso saber comprar. Procure uma peixaria ou supermercado de confiança, em que a higiene seja impecável, as geladeiras e freezers sempre funcionando adequadamente, sem pingar água ou com excesso de gelo. O local não deve ter cheiro ruim de peixe. Fuja correndo! Prefira sempre o peixe fresco, mas algumas características precisam ser observadas.

Quando peixe é fresco, não tem cheiro forte, somente um cheiro de maresia. Os olhos brilham, não são opacos, as pupilas são pretas e córneas transparentes. Observar também a pele que deve ser brilhante, com as escamas grudadas, a calda úmida, as guelras rosadas ou vermelhas e a carne firme. Se for comprar o peixe já  limpo, peça ao peixeiro para limpar na hora. Os peixes que estão expostos no balcão são sempre mais velhos. Se for comprar um peixe congelado, olhe a data da embalagem, e se esta está perfeita, sem acúmulo de gelo no interior. Alguns supermercados vendem o peixe já em porções. Verifique a consistência, a cor, o brilho e o cheiro da carne.

No vídeo abaixo, o chef Taico, apresentador de programa de culinária de Londrina, mostra como reconhecer um peixe fresco.

Nenhum comentário: