terça-feira, 18 de novembro de 2008

CONFRARIA FRANCO-ESPANHOLA-BRASILEIRA



Este domingo tivemos depois de longo inverno uma nova confraria. Fazia tempo que minhas facas não saíam da mala. Em primeiro lugar porque a minha cozinha ainda não ficou pronta, e também os encontros da confraria não aconteceram. Inspiradas que estávamos com o evento em São Paulo, embora seja difícil copiar qualquer daqueles chefs, nos aventuramos em algo terreno e conseguimos bons resultados.


Como entrada iniciamos com um tartar de salmão sobre abacate e crocante de couve. Similar a este, é o tartar de atum que comemos no restaurante Eñe,em São Paulo, dos irmãos espanhóis Sérgio e Javier Torres.


Fizemos uma segunda entrada, quente, inspirada no Claude Troigros. Esta ele preparou no evento Mesa Tendências. Deu o nome de Palmito “Os A Moelle” recheado com foie gras e farofa de quinoa.Usamos o palmito pupunha assado, recheado com foie gras e palmito picados e quinoa frita.


O prato principal foi um robalo pele crocante, cozido no azeite de oliva com ervas e acompanhado de purê de raízes (mandioquinha, cará, inhame) com caviar de tapioca e tinta de lula. O acompanhamento foi inspirado no prato do Eñe, que era somente purê de cará com caviar de tapioca.


As sobremesas foram um panna cotta com calda de frutas vermelhas e um sorvete de torrone, feito com castanhas do Brasil, receita do Javier Torres. Um torrone legítimo, recém chegado da Espanha acompanhou.

7 comentários:

Anônimo disse...

parabéns ana!
além de bonitos os pratos devem ter sido muito bons!!!!!
fanie

Anônimo disse...

Tentando deixar os meus e mail em dia, deparei-me com o seu endereço do blog. Que divino. Não conseguia mais largar. Deu uma vontade enorme de experimenar a receita de bacalhau de sua família. Parabens, está dez o seu blog. Fácil de visualisar, fotos bem apetitosas e receitas que parecem estar só aguardando para serem provadas. Continue assim, nos maravilhando com os esses pratos divinos e com essas curiosidades bem interessantes.
Beijos, Kátia Farah

Anônimo disse...

Obrigada Fanie e Katia pelos elogios.
Este mes e no próximos serão apenas de gastronomia no blog. Estive em SP no evento do Prazeres da Mesa e agora estou em férias viajando pela Espanha e Portugal. Retornarei aos tópicos de nutrologia em janeiro.
bjs

Jussara Voss disse...

Ana, vocês arrasaram! Completamente! E eu perdi...Parabéns! Beijo, Jussara

Anônimo disse...

Oi Jussara,
Pena que vc não foi, mas irá em outra. Estou em San Sebastian e hoje jantamos no Bodegon de Alejandro. Estava ótimo. Amanhã iremos ao Mugaritz.
Estou seguindo tuas dicas.
bjs
Ana

Arcadio Martinez disse...

Nos do restaurante eñe ficamos muito felizes de ver a sua "reinterpretação" dos nossos pratos! Esperamos você no eñe para seguir experimentando com os nossos novos pratos!
Arcadio Martinez
socio-proprietario

Mesa de Ana Teresa disse...

Arcadio,

Iremos com prazer novamente ao restaurante experimentar novos pratos e quem sabe reinterpretá-los.
Abraços
Ana Teresa