quarta-feira, 31 de março de 2010

ROMA E SEUS RESTAURANTES

Coliseu romano

Roma lembra vaticano, história, filmes, Marcelo Mastroiani e muito mais. Hordas de turistas de todas as nacionalidades, línguas e idades estão em busca de tudo isto. Onde há turistas, encontramos lojinhas de lembranças, livros, toda sorte de bugigangas e todo o tipo de comida. Achar um restaurante bom não é tarefa fácil. Normalmente come-se mal e paga-se caro.

Tivemos muita sorte, pois um amigo que já morou em Roma, nos indicou vários restaurantes. Isto fez toda a diferença. Vou falar um pouco de cada lugar.

Da Mario
Na primeira noite estivemos no Da Mario. Um restaurante de tradição toscana fundado em 1960, fica perto da Praça de Spagna. Seu antipasto é famoso, bem sortido, quase um jantar.

Antepasto
Tem uma alcachofra super macia, berinjela, abobrinha, pasta de pimentão, mussarela de búfala, prosciutto di Parma, salame, fagioli e muito mais. Mario é especialista em fagioli, que são feijões preparados em uma garrafa – fagioli al fiasco.

Fagioli
Os feijões são introduzidos na garrafa e cobertos com água até ¾ dela. Leva como tempero alho, sal, e sálvia. O frasco cozinha lentamente em fogo brando por algumas horas. Serve-se com pimenta e azeite de oliva. Fica super macio e saboroso. Vale à pena experimentá-lo no antipasto ou como acompanhamento (contorni). Após o antepasto pedimos rasagnola al cinghiale, um javali e como sobremesa tiramissu.

Tiramissu
Estivemos também na Taverna Guilia, Osteria dell’Arca, Checco er Carretiere e Pietro. Sobre estes falarei em outra postagem.

Serviço:

Da Mario

Via della Vite, 55

Tel: 06 6783 818

http://www.ristorantemario.net/

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ana.Os feijões em Roma, nos antepastos, são fantásticos mesmo. Apenas uma correção: o nome em italiano é FAGIOLI não FAGLIOLI.

Mesa de Ana Teresa disse...

Olá,
Obrigada pela correção.
Um abraço
Ana

Anônimo disse...

adoreia o restaurante, mas gostaria de saber a média de preço da refeição. Qual a média dos cinco restaurantes (para não ter surpresas durante o jantar)