terça-feira, 21 de setembro de 2010

PRÊMIOS GUIA QUATRO RODAS

O segundo semestre do ano é a época da edição dos guias gastronômicos e suas premiações. Ontem em São Paulo aconteceu a premiação do Guia Quatro Rodas Brasil. Na semana passada foi a vez da Veja São Paulo.

Os restaurantes três estrelas do Guia 4 rodas continuam poucos, apenas seis, e restritros ao eixo Rio-São Paulo. O chef do ano desta vez é de Brasilía, de um restaurante dinamarquês. Nas vezes em que estive em Brasíla este ano, o restaurante estava sempre cheio e não conseguimos reservar. Pelo que parece, é necessário uma boa antecedência para conseguir um lugar, pois o restaurante é bem pequeno.

Adega restaurante Durski

E este ano, Curitiba foi premiada com a Melhor Carta de Vinhos para o restaurante Durski. A adega é realmente fantástica com vinhos de todos os cantos do mundo e também a todos os preços. São mais de 1700 rótulos representados por 8400 garrafas. O vinho mais antigo da adega é um Porto Vintage Ramos Pinto 1884. Outra preciosidade é um Château D'Yquem 1904. Será que alguém terá coragem de abrir estas garrafas?

Todos os restaurantes estrelados de Curitiba mantiveram seus prêmios. O restaurante Durski com suas duas estrelas na categoria de "variado", e os premiados com uma estrela são o L'Épicerie (francês), o Cantinho do Eisbein (alemão), o Villa Marcolini (italiano) e os Vindouro e Terra Madre na categoria de "variado".

PREMIADOS NACIONAIS
Chef do Ano: Simon Lau (Aquavit, Brasília, DF)
Chef Revelação: Thiago Castanho (Remanso do Peixe, Belém, PA)
Restaurateur do Ano: Paulo Geremia (Casa di Paolo, Bento Gonçalves, RS)
Novidade do Ano: Tre Bicchieri (São Paulo, SP)
A Melhor Carta de Vinhos: Durski (Curitiba, PR)

OS RESTAURANTES 3 ESTRELAS
Antiquarius (Rio de Janeiro, RJ)
D.O.M. (São Paulo, SP)
Fasano (São Paulo, SP)
Le Pré Catelan (Rio de Janeiro, RJ)
Locanda della Mimosa (Petrópolis, RJ)
Olympe (Rio de Janeiro, RJ)

4 comentários:

fernanda garcia disse...

Ana,
O que vc achou?
Ainda falta o Chalet com estrela...
Abs,
Fernanda Garcia

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Fernanda,

Acho que falta uma estrela no Chalet, assim como no VinBistro. Não acho que o Vindouro seja melhor que o Vin ou Chalet. Talvez seja o marketing, chef consultor de São Paulo, etc. O Durski tem duas estrelas pelo ambiente, pompas e circunstâncias, pois acho que para a comida daria uma. É tudo bem feito, mas sem surpresas e muito caro.
bjs

fernanda garcia disse...

Oi Ana,
Compramos o Guia e o Guega tbém ganhou estrela!
Fomos ontem ao DOP e fiquei surpresa pois ele nem aparece no Guia.
Estava delicioso!
Bjs,

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Fernanda, fico feliz que o Guega tenha ganho uma estrela. Pena que o DOP que está tão bom não seja visível.
bjs