domingo, 27 de fevereiro de 2011

OSCAR MONTAÑA VISITA CURITIBA

Pedro Corrêa, Rui Demeterco e Osca Montaña

Oscar Montaña, proprietário da UNION DE VITICULTORES RIOJANOS, esteve em Curitiba na semana passada. A importadora Porto a Porto promoveu um jantar na Trattoria Boulevard, onde pudemos reencontrar Oscar e degustar seus vinhos.

A Union Viticultores Riojanos é um empresa familiar, que iniciou a produção de vinhos em 1910 com Román Montaña, avô de Oscar. Os vinhos Don Román são um homenagem ao seu criador.

Nesta noite, o jantar iniciou com canapés acompanhados por Cava Don Román Brut.


Na entrada, um prato com quatro pequenas porções, cogumelo recheado, steak tartar, um bolinho de arroz e lingua escache, foi servido com a Cava Don Román Reserva.

O primeiro prato, quirerinha da Lapa com ragout de frango caipira, foi harmonizado com Marqués de Tomares Crianza 2007. Este vinho é elaborado com 90% de uvas Tempranillo, 7% Mazuelo e 3% Graziano. Permanece um ano em barrica de carvalho americano, quando é engarrafado, mas ainda fica na adega no mínimo 14 meses antes de ser comercializado. Na Espanha, os vinhos são comercializados quando já estão prontos para o consumo. É um vinho de cor rubi, com 13% de álcool, muito agradável.

Ossobuco com papardelle foi servido em seguida, juntamente com o excelente Marqués de Tomares Reserva 2005. Vinho com boa estrutura, taninos agradáveis e que acompanhou muito bem o prato. Este vinho é feito com o mesmo corte de uvas, de parreiras de mais de 25 anos. Fica 24 meses em barrica de carvalho e mais 24 meses na garrafa antes de ser comercializado. Estava delicioso.

Como não podia faltar, um vinho de sobremesa, Château Cantegril 2008, da região de Sauternes na França, acompanhou o Île Flottante. Esta sobremesa foi inovada pela presença de pequenos cubos de frutas frescas sob o merenque, os quais trouxeram um pouco de acidez a este delicioso doce. Gostei da combinação, dimiuiu um pouco da sensação muito doce do prato.

2 comentários:

Curiosidades disse...

Prezada Maria Teresa,

interessante a matéria dos riojanos e o menu, humm... de dar água na boca.
gostaria se possível que, a Sra desse uma olhada no site do Chef Jos Boomgaardt:
www.les4saisons.com.br
les4saisons@superig.com.br
Este visitará Curitiba no próximo abril para um evento no SENAC local, por conta disto estou a buscar contatos para uma apresentação pararela com um Chef ou Restaurante da cidade.
grato pela atenção,
Cleiton.

Mesa de Ana Teresa disse...

Bom dia,

Gostei muito do site e imagino que seja ótimo se hospedar num lugar como aquele, ainda mais com uma boa comida. Eu tenho contato com alguns restaurantes. Entre em contato comigo pelo email anateresa.londres@gmail.com

Um abraço