quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PRÊMIO PALADAR 2009

O restaurante Mani foi premiado pelo Paladar 2009 com dois pratos: o Rosbife com crosta de carvão e lapsang, e a Paleta de cordeiro cozida a baixa temperatura. Na postagem do dia 15 de novembro, falei da minha experiência no restaurante. Um dos meus pedidos foi esta paleta de cordeiro. Também provei o rosbife, pedido pela minha amiga Jussara.

O Ici Bistrô foi outro que recebeu dois prêmios: Pain Perdu na categoria sobremesa e Moules e frites em bistrô. Ostra empanada do D.O.M. foi a entrada; Ravioli de pato, do Fasano, como massa; o Emiliano recebeu o prêmio com sua Pescada e o Pomodori com o Porco caipira; o campeão no Sushi foi Jan Sakamoto; na categoria Laboratório Paladar o prêmio foi para o Robalo do Tordesilhas.

A revista ainda premiou Ana Soares (Mesa III) como Personalidade do Ano, cervejas artesanais como Produto do Ano. O prêmio de Novos Talentos foi recebido por Jefferson de Oliveira Santana, restaurante Le Mar, com o tema Cozinha do Cerrado e o prato Galinhada com creme de mandioca e pequi.

O Paladar convocou 13 pessoas, para em 20 dias provarem vários pratos de cada categoria. No total foram 35 restaurantes e cada jurado experimentou 51 pratos. Todos foram anonimamente aos restaurantes e pagaram por suas refeições.

Este ano o Paladar publicou uma revista com todos os premiados, as opiniões dos jurados sobre cada prato e também uma lista de restaurantes com 500 pratos provados nos anos anteriores. A partir de segunda, o site do Paladar irá publicar as receitas dos pratos premiados.

Parabéns à todos os premiados e à revista por sua iniciativa.

Se você quiser saber um pouco mais, a Neide Rigo escreveu toda sua experiência como jurada, e fotografou todos os pratos. Leia no blog Come-se.

5 comentários:

Neide Rigo disse...

Oi, Ana!
Quanta coisa boa por aqui. Obrigada pelo link.
Um beijo, n

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Neide,
Adorei teu blog. Vou anexá-lo no meu.
bjs

Regina Rozenbaum disse...

Ana
Apesar de não ser da "tchurma" vc já sabe como aprecio a arte e o prazer de uma boa mesa... Só de ler os pratos premiados fiquei babaaaando...rsrsrs Parabéns a todos de uma mineira gulosa.
Beijuuss n.c.
Regina
www.toforatodentro.blogspot.com

fernanda garcia disse...

Ana,
Achei fantástico o processo de escolha dos premiados do Paladar!!! Realmente confiável.
Abs,
Fernanda

Mesa de Ana Teresa disse...

No ano passado, ou em outro ano, a Patricia Ferraz (atual editora do Paladar, e antigamente era da Gula)contou como tinha sido provar tantos pratos. É mesmo uma maratona gastronômica, e só deste jeito é possível realmente avaliar um restaurante. As outras revistas deveriam fazer desta maneira.