quarta-feira, 8 de agosto de 2012

LAVAGEM DOS ALIMENTOS

Muito se fala sobre lavagem dos alimentos, mas poucas pessoas o fazem corretamente. Os alimentos que serão consumidos crus necessitam de uma adequada higienização, mesmo aquelas frutas ou legumes em que a casca será retirada. É importante que estes sejam lavados, senão, ao cortar ou descascar, a faca leva impurezas para o interior. 

Além de sujeiras como terra, insetos, há os micro-organismos e os resíduos de agrotóxicos. Tudo isto deve ser eliminado ao máximo. Segundo o Biomédico e especialista em higiene de alimentos, Roberto Figueiredo, antes de lavagem, refrigere um pouco os alimentos. Desta forma o alimento não irá absorver a água com os resíduos de agrotóxicos que estão em sua superfície.

Inicia-se a higiene com a lavagem em água corrente. As folhas devem ser lavadas uma a uma, de ambos os lados. Nas frutas e legumes com casca pode-se usar uma esponjinha com sabão e enxaguar em seguida. Nesta primeira etapa, eliminamos os resíduos de terra e alguns insetos escondidos nas folhas.

A segunda etapa visa eliminar os resíduos de agrotóxicos. Os alimentos devem ficar de molho em solução de água com bicarbonado de sódio, uma colher de sopa rasa do bicarbonato para um litro de água. As folhas por cerca de 30 minutos, já as frutas e legumes, por  uma hora a uma hora e meia.

Para eliminar os micro-organismos, as bactérias, os alimentos devem passar para outra bacia com água e hipoclorito de sódio, a famosa água sanitária, na proporção de uma colher de sopa de hipoclorito de sódio a  2 ou 2,5% para um litro de água. No comércio existem preparações próprias para alimentos. Neste molho, os alimentos devem ficar cerca de 15 minutos.

Após este tempo, passe novamente os alimentos em água corrente e seque-os com papel toalha antes de armazenar em sacos plásticos transparentes próprios para alimentos. Só agora estão prontos para serem consumidos ou refrigerados. 

É um pouco trabalhoso, mas a sua saúde agradece!!!

Nos vídeos abaixo, o professor do laboratório de toxicologia da Fiocruz, Dr. Sérgio Rabello Alves, dá algumas dicas e a nutricionista Tarcila Gomide, outras.





2 comentários:

fernanda garcia disse...

Ana,

Tenho uma colega que lava até a casca da banana antes de comer. É necessário mesmo?

Bjs,

MESA DE ANA TERESA disse...

Acho que casca de banana não é necessário, pois não existe o problema de contaminação da polpa pela sujeira da casca, pois não se usa a faca.
bjs