sexta-feira, 1 de agosto de 2008

MUDANÇA DE HÁBITOS - 2





Provavelmente todas as pessoas conhecem o que estou dizendo como mudanças de hábitos. Sabem tudo o que tem que ser feito, mas não praticam. É sempre bom reforçar e explicar os porquês.


Diminuir o tempo em frente da TV, computador e vídeo-games. Isto é essencialmente importante para as crianças e adolescentes. A cada dia, eles têm uma vida mais sedentária, com pouca atividade física. O ideal é que uma criança ou adolescente não fique mais que 2 horas do dia sentado imóvel em frente da TV/ VG/ ou computador. Nestas atividades gasta-se poucas calorias e ainda por cima muitas pessoas comem alimentos bem calóricos (pipocas, salgadinhos, bolachas recheadas e muito refrigerante) enquanto estão entretidas com a TV ou computador. Nem se dão conta do quê, nem de quanto comem. Para um adulto que trabalhe sentado ou no computador, é difícil pedir para diminuir o tempo, mas ele pode levantar-se a cada hora e se movimentar um pouco. A coluna também agradece se fizer um pouco de alongamento. A TV ainda tem o agravante das propagandas de alimentos não saudáveis inseridas principalmente na programação infantil.


Fazer atividade física regularmente, no mínimo 3 vezes na semana por cerca de 1 hora. A atividade física tem várias propriedades: melhora a capacidade cardio-respiratória, tem efeito anti-depressivo, aumenta a massa magra, a massa muscular, previne osteoporose. O aumento da massa muscular propicia um aumento do gasto calórico, pois o músculo gasta mais calorias mesmo em repouso do que o tecido adiposo. Melhor musculatura, menos dores na coluna ou articulares. Um exemplo: duas pessoas do mesmo sexo, idade, com mesmo peso e mesma altura. Uma delas faz atividade física regularmente e a outra tem uma vida sedentária. Se as duas comerem a mesma quantidade de alimentos, a sedentária poderá engordar, enquanto a outra mantém o peso ou até mesmo emagrece.Se você não tem tempo para ir a uma academia, troque o elevador ou escadas rolantes pelas escadas, pare o carro um pouco distante do destino, passeie com o cachorro, e etc.

Mais outras dicas na próxima semana

Nenhum comentário: