quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ALMOÇO NA ALCOBAÇA


Há alguns dias me deparei com o livro “A cozinha da Alcobaça” de Laura Góes. Histórias recheadas de receitas apetitosas que me fizeram ir até lá conhecer um pouco do que li. Aos 60 anos, filhos criados, netos à volta e depois de muitos anos atuando como professora e diretora de escola em São Paulo, ela e o marido decidiram comprar um sítio da familia, e no casarão do inicio do século XX, montaram a pousada. Um lugar tranquilo, lindo, com muitas plantas, flores, ideal para relaxar e comer bem.

Estive lá almoçando, e para nossa surpresa, D. Laura conhece parte da minha familia, além de ser irmã da Vera Miraglia, diretora do Colégio Anjo da Guarda em Curitiba. Ela é uma simpatia, gosta de um papo e sentímo-nos em casa.


D. Laura, Amelia e eu

Flagrante de uma conversa

D.Laura cozinhava para a família e amigos. Com seu dom de professora, conseguiu transmitir aos empregados exatamente o que queria e reproduzir com precisão todas as suas receitas caseiras. Ainda executa as sobremesas e supervisiona tudo pessoalmente.

A pousada fica em Correias, próximo a Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. São 11 quartos, piscina, quadra de tênis e uma horta maravilhosa de onde saem todas as verduras e temperos utilizados.

Horta

Escolhemos para o almoço os pratos do dia: picadinho de mignon com farofa, banana, batatas com alecrim e lombinho de porco cozido no fogão a lenha com farofa de couve, arroz e feijão. Tudo muito gostoso e saboroso. As sobremesas estavam deliciosas, todas caseiras.

Lombinho de porco com farofa de couve, banana e uma batata adocicada

Picadinho de mignon com batatas e banana

Feijão para acompanhar

O cardápio do almoço consta também de saladas variadas; peixes como trutas de produtores locais com molhos de alcaparras, de amêndoas ou ervas; carne assada no forno à lenha com molho ferrugem; filet mignon ao molho madeira, poivre ou mostarda e com uma observação: não fazem bem passado; pato com laranja; feijoada aos sábados e uma vez no mês há um cozido português que é servido na cozinha, por sinal, linda. No jantar, além do cardápio do almoço, várias sopas estão presentes: sopa de peixe à marselhesa, de batata com alho poro, de couve-flor, de champignon, creme de alho poro com queijo de cabra, canja de frango defumado, capeletti in brodo.

Saladas

Difícil foi escolher uma sobremesa, todas muito apetitosas: Torta de frutas vermelhas, torta de pera com amêndoas; queijadão, doce de coco do engenho, banana flambada com sorvete de canela, bolo de chocolate com calda, brownies, doce de leite caseiro, torta sorvete com calda de damasco, goiabada com queijo, etc.

Suspiros, com creme de baunilha e amoras

Torta gelada com pão de ló, sorvete de creme e geleia de damasco

Mousse de chocolate


Doce de coco, ovos e amêndoas


Doce de leite caseiro com queijo minas


Goiabada com queijo

Neste sábado, dia 17, Laura Góes estará autografando seu livro no restaurante Oli Gastronomia, em Curitiba, das 10:30 às 12:30.

Serviço:

Pousada da Alcobaça:
Rua Agostinho Goulão, 298
25730-050 - Corrêas - Petrópolis, RJ
Tel: (24) 2221-1240 - Tel/Fax: (24) 2221-3162

Oli Gastronomia
:
Rua Senador Saraiva, 209. São Francisco
Curitiba.
Tel: (41) 3016-8696

6 comentários:

Telma Souza disse...

Oi Ana,
Muito legal! Deu muita vontade de conhecer. Parece com uma imagem com os sabores de infancia e de familia reunida.
Beijo
Telma

Mesa de Ana Teresa disse...

Acho que eu também me identifiquei com local, com as lembranças antigas.

Amelia Adelaide Londres disse...

Realmente foi muito bom!!!!

Já passamos finais de semana na pousada e foi delicioso, a casa é acolhedora e também remete a boas lembranças .....

bjs
AMELIA

fernanda garcia disse...

Ana,
Fiquei com vontade de ir pra lá!!!
Bjs,
Fernanda

Mesa de Ana Teresa disse...

Eu também gostaria de passar alguns dias lá.Deve ser bom para descansar.

Amelia Adelaide Londres disse...

Oi,
Estou aqui na Pousada Alcobaça passando o final de semana. Ontem comi uma carne assada dos deuses, acredito que a receita esteja no livro, vale a pena. Só esqueci de fotografar.
Bjs