segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VINHOS I BALZINI


Foto – Diego Pisante


Dia 19 participamos de um evento promovido pela importadora Porto a Porto para a apresentação dos vinhos I Balzini pela proprietária sra. Antonella D’Isanto. Ela contou um pouco da história da sua vinícola e de cada vinho. Jantar harmonizado com seus vinhos no Guega ristorante, em Curitiba.

A vinícola de 10 hectares localiza-se na Toscana, entre Florença e Siena. Fundada em 1980, teve o primeiro vinho, o White Label, produzido em 1987. Os outros só após 1998.

O jantar iniciou com um tinto, I Balzini Green Label 2007, 80% uvas sangiovese e 20% mammolo (esta é uma varietal da Toscana que havia sido esquecida no tempo). Vinho leve, bem agradável. Acompanhou os antepastos: bruschettas, polpetine de atum fresco, picadinho de filet em escabeche, pasta de beringela, niçoise de atum e também uma salada de folhas verdes com pera e queijo pecorino.

Polpetine de atum fresco.

Salada de folhas com pera, pecorino e castanha do pará.

O primeiro prato, tagliatelli com ragú de vitela, foi acompanhado dos vinhos I Balzini White Label 2001 e 2002. Estes são elaborados com 50% sangiovese e 50% cabernet sauvignon.

Os vinhos I Balzini Black Label 2001 e 2003, 50% cabernet sauvignon, 25% sangiovese e 25% merlot, acompanharam um pernil de cordeiro servido com osso e purê de batatas. Para mim, foi o ponto alto do jantar: tanto o cordeiro, como os vinhos.

Juntamente com a sobremesa, um tiramissu clássico, foi servido Late Harvest Nederburg.

Leia mais sobre os vinhos na coluna Carta de Vinhos, de Luiz Carlos Zanoni, no jornal O Estado do Paraná.

Algumas das presentes ao evento.
Foto – Diego Pisante

Alguns dos vinhos.
Foto – Diego Pisante

Serviço:
Guega Ristorante
Rua Voluntários da Pátria 539 - Centro - Curitiba
Tel: 41 3023-8244

Nenhum comentário: