segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PEIXES NA COZINHA MEDITERRÂNEA

Sempre gostei de assistir aulas, principalmente quando se trata de um lazer, de culinária. Na semana passada, uma amiga me convidou para passar o sábado numa aula cujo tema era  o Peixe na cozinha mediterrânea, receitas italianas. Fiquei curiosa! O curso seria dado por um chef italiano e ainda por cima seria próximo à minha casa. Às nove horas em ponto, estava lá, levando meu avental. A maior parte do grupo era do Centro Europeu, uma escola de culinária e de sommelier aqui de Curitiba onde o chef Enzo Ambrosetti trabalha. Italiano de Roma, mora em Curitiba há cerca de 4 anos. Como todo europeu, reclama dos preços dos produtos em Curitiba, mas diz que aqui é a melhor cidade do mundo para se viver. Além da Itália, já trabalhou em Londres e outros lugares.

O local da aula foi na cozinha de uma casa que está sendo reformada com o intuito de se tornar uma escola de culinária. O chef iniciou com a limpeza dos peixes. Ele fica indignado com a diferença de preço entre um peixe limpo, em filé, e um inteiro. Quem tem habilidade, prática e disposição, limpa o peixe em poucos minutos.

O primeiro prato a ser preparado foi  - CARPACCIO DI SALMONE COM RÙCULA E FINOCCHI. Exceto pela rúcula e erva-doce, é praticamente a mesma receita do salmão marinado que preparo.

Passamos para o peixe no papillote ou PESCADA ALL'CARTOCCIO. O cartoccio, a embalagem, que ele faz é bem melhor que o meu papillote.

A PESCADA AL FORNO COM LIMONE E ERBE AROMATICAS foi o meu preferido. Aqui estavam prontas para irem ao forno.

Muito bom também o BRANZINO AL VAPORE COM STRACCIATELLA ALL'ACETO BALSÂMICO. Aqui o peixe foi cozido no vapor. Aproveitando o peixe no vapor, ele fez outras preparações. Em uma delas cobriu o peixe com uma crosta de farinha de milho, biju, misturada com ervas e tomates e levou ao forno. Ficou bem sequinha. Em outra preparação, cozinhou o peixe no vapor coberto com a mesma crosta. Esta ficou cremosa parecendo uma polenta.
Peixe com a crosta no forno

Ainda teve uma PIZZA PESCATORA,  com cebola, pimentão ervas e peixe, e um RISOTTO AL FRUTTI  DI MARE.
A pizza ainda estava crua.

Lá pelas 14:00 horas, mesas no jardim nos esperavam para saborear este almoço. Tudo foi acompanhado de vinhos brancos que o grupo do curso de sommelier do Centro Europeu havia levado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ana, parece que foi bem legal. Bj, Aldo

fernanda garcia disse...

Que interessante!!! Gostei!!!