quinta-feira, 28 de agosto de 2008

H2OH! NÃO É ÁGUA!!!!



Água, cuja fórmula é H2O, tem características próprias: é incolor, inodora e insípida. O mesmo não ocorre com a nova bebida que invadiu o mercado de grandes cidades há quase dois anos. Um sucesso de vendas. Embora seja um refrigerante, o nome sugere água, sendo a propaganda enganosa. Os supermercados ainda reforçam esta idéia, pois estas bebidas encontram-se nas gôndolas ao lado das garrafas das verdadeiras águas minerais. No rastro da H2OH!, vieram outras semelhantes.

Chama a atenção dos consumidores o nome, e o fato de ser de baixa caloria. No site, em letras minúsculas está escrito: Refrigerante de baixa caloria. Para isto, são adoçados com edulcorantes artificiais (adoçantes) à base de aspartame, acissulfame ou ciclamatos. Muitas pessoas, inclusive as crianças, estão tomando indiscriminadamente. Os adoçantes artificiais não são indicados para a faixa pediátrica, pois não se sabe os tipos de malefícios a longo prazo. Além disto, eles possuem uma dose máxima permitida de acordo com o peso corporal. A somatória da quantidade de adoçantes contidos em vários produtos consumidos ao longo do dia irá ultrapassar em muito os limites preconizados. Quanto menor a criança, menores são as doses permitidas . Por isso, geralmente os produtos com adoçantes artificiais são contra-indicados para crianças. Para tornar mais atrativo, quem sabe competir com o suco, algumas marcas são acrescidas de vitaminas. Isto para não falar dos flavorizantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, etc, etc...

Vale muito mais a pena matar a sede com um bom copo da verdadeira H2O, água pura e cristalina. Se estamos pensando no consumo de vitaminas, que tal um suco natural de frutas?

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!
Amelia

Jussara Voss disse...

Muito pertinente! Chega de adoçantes artificiais, ainda mais "disfarçados". Um abraço, Jussara.

Anônimo disse...

Já que é para beber um refrigerante, que se faça isso direito bebendo uma boa e honesta Coca Cola, que a gente sabe que não mata, limpa mármore e outras virtudes já conhecida por todos.
:-))))
:-)))))

Mesa de Ana Teresa disse...

É verdade. O problema do refrigerante é a quantidade que as pessoas tomam e a frequência. Tenho pacientes que não bebem água, somente refrigerante, até no café da manhã. Depois não sabem porque estão gordos ou cheios de celulite, e etc. Outros pensam que sendo o refrigerante diet, light, zero podem tomar a vontade, e não é bem assim. Tudo de forma moderada, não tem problema.

bjs