domingo, 1 de maio de 2011

O CAFÉ DA MANHÃ

É a primeira refeição do dia e muito importante. Para muitos é super valorizada e outros a ignoram, só começando o dia no almoço.

O suplemento Paladar, do jornal O Estado de São Paulo desta semana, apresentou uma grande matéria sobre os diferentes “cafés da manhã”. Conhecemos bem o nosso café com leite e pão com manteiga, o breakfast americano com bacon e ovos, o croissant do francês ou media luna argentina. Na Espanha, eles costumam comer pão molhado com polpa de tomate, azeite de oliva e fatias de tomate. Experimentei esta novidade e achei muito bom, além de saudável. Este costume deve ter a influência moura sofrida pela Espanha, pois na Turquia, onde o café da manhã mais parece um almoço, inclui também o tomate, azeite de oliva, além de azeitonas, linguiças, ovos, pepinos e queijo feta.

Os países asiáticos, com sua cultura completamente diferente, alimentam-se, para nós, bizarramente. Muitos pratos são salgados incluindo arroz, sopas, carnes de porco, peixes ou gado e vegetais. Os chineses além de arroz cozido, gostam dele em mingau salgado e amendoim frito. Os coreanos incluem prato com carne (Bul go gui), conserva picante de acelga fermentada (Kimchi), sopa de bacalhau e chá verde. Os tailandeses não ficam para trás, com um café da manhã muito farto e substancioso. O arroz está presente em muitas preparações: puro, no mingau salgado (congee), em espaguete com curry, com sangue de porco e outros pratos exóticos (fonte Paladar, O Estado de São Paulo, 28 de abril de 2011).

Estive em um grande hotel em Sevilha, grande mesmo, pois tinha mais de 600 quartos e fiquei impressionada com a variedade do buffet de café da manhã (as fotos são deste hotel). Até feijão estava lá, e eu nem imaginava que alguém poderia comer algo assim.

Tomates e polpa de tomates

Queijos e frios

Feijão e etc.....

Um suco de laranja natural delicioso

A primeira refeição do dia é muito importante para o organismo. Além de dar energia ao cérebro e ao corpo, desperta nosso metabolismo. Quando dormimos, o metabolismo fica lento e só retorna ao ritmo normal após a ingestão de algum alimento. Os adolescentes são mestres em pular esta refeição, sempre alegando que não têm fome ou estão atrasados para escola. Isto ocorre principalmente naqueles que apresentam uns quilinhos extras. É um grande erro! Existe uma relação já comprovada em trabalhos, entre o excesso de peso e a ausência do café da manhã.

Por favor, comece o teu dia com um café da manhã. Não precisa ser como os americanos ou orientais! É um bom momento para ingestão do cálcio presente no leite ou derivados, iogurte, coalhada, e queijos. Nossos e vossos ossos irão agradecer.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho o café da manhã a refeição mais importante do dia, principalmente se pudermos tomar um suco, comer uma fruta e depois tomar o café com pão e manteiga, geléia ou mel. Às vezes ovos mexidos são também benvindos. Não é tão difícil desfrutar uma café da manhã assim todos os dias. É só se organizar. Vale a pena!

Rosa Mehl

Mesa de Ana Teresa disse...

Oi Rosa, você tem toda razão. O café da manhã é super importante e é uma questão de criar o hábito, para aqueles que dispensam esta refeição.
bj

georgia Franco de Souza disse...

Concordo, café com leite, pão com manteiga ( Aviação claro), e uma fatia de mamão = bom dia!