sexta-feira, 3 de agosto de 2012

COZINHA DIVERTIDA


A Cozinha experimental da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP)  é um espaço para testarmos receitas e ensinarmos um pouco do que sabemos. Esta idéia surgiu da pediatra Rosane Mingot e foi imediatamente apoiada por mim. Todos os meses há aulas dirigidas para pediatras, com uma parte teórica médica de nutrologia e, em seguida, uma aula prática de cozinha com receitas referentes ao assunto tratado.

Em julho, mês de férias escolares, mudamos o nosso público e recebemos 15 crianças de 8 a 12 anos para uma aula de culinária. Como foi uma aula 'piloto', convidamos filhos e netos dos pediatras. Escolhemos receitas que são do gosto das crianças e que podem ser facilmente preparadas em casa. Foi muito divertido e proveitoso. Falamos um pouco sobre o “comer colorido”, comer saudável e sobre a higiene antes do preparo dos alimentos. Todos ficaram muitos interessados e atentos. Alguns relutaram em usar a touca, mas quando entenderam o porquê dela, não reclamaram..
As crianças foram chegando, sendo encaminhadas para lavagem das mãos, e em seguida, paramentadas com avental e touca. Foram divididas em três grupos aleatòriamente. Um grupo ficou com os hambúrgueres, outro com os nuggets de frango e o terceiro com os biscoitinhos de banana. Numa quarta mesa estavam expostos os cupcakes, de cenoura e de espinafre, já assados, e que seriam por eles decorados. Era lá que todos queriam ficar ao chegarem.
Além destes alimentos, foram preparados sucos coloridos: amarelo, com laranja e folhas de agrião, vermelho, de morango e limão, e o verde, couve com limão. Este último foi um pouco rejeitado pela galera. Mesmo assim, quase todos os participantes provaram de tudo.
Ouvir a impressão deles foi muito interessante. Um menino não sabia o que estava fazendo lá. Quando lhe foi dito que era uma aula de culinária, pois ele não teria alguém para cozinhar para ele a vida inteira, ficou numa boa. Uma menina disse que cozinhava sempre em casa, mas na hora de por a mão na massa, näo mostrou muito prazer em ver os alimentos crus. Depois de pronto, gostou do que fez. Outros pediram luva para enrolar o hambúrguer. O que eles realmente mais gostaram foi decorar os cupcakes.
Tudo pronto e chegou a hora do lanche: pãzinhos com hambúrgueres, tomate, alface, queijo; nuggets de frango, biscoitinhos de banana, cupcakes com cobertura de merengue, chocolate e confeitos. Para beber, os sucos. Foi uma festa! E ainda houve tempo para brincadeiras no pátio enquanto esperavam pelos pais.



Grupo do hambúrguer recebendo as instruções
 
Hambúrgueres prontos! Agora só falta irem para o grill!
Grupo dos nuggets de frango. Muito trabalho!




Grupo dos cookies ou biscoitinhos de banana
Os sucos sendo preparados

Chegou a vez da decoração dos cupcakes. Foi o momento mais divertido!



Todos se serviram do lanche por eles preparado!
As receitas estarão nas postagens seguintes.

2 comentários:

fernanda garcia disse...

Ana que legal!!!!
Quanto ao suco de couve, agora que estou fazendo "reeducação alimentar", tomo todos os dias um com 1 folha de couve sem o talo, 1 limão, 1 fatia de abacaxi, gengibre e hortelã. Fica uma delícia!!!
Bjs,
Fernanda

Mesa de Ana Teresa disse...

Vou anotar para passar para frente. Bjs