quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ANO NOVO 2012-2013

O céu de Ano Novo brilhou assim como  o nosso jantar. Éramos sete adultos e dois menores (para não dizer crianças): Jussara Voss e Romildo, Aldo, Fernanda e Rosa, Rosa Mehl, Felipe Beltrão e nós, os anfitriões. O cardápio executado por várias mãos e um pouco copiado do réveillon 2010-2011. Alguns pratos repetidos, outros novos.

A entrada que preparei, era uma base de tomates picadinhos (concassé), creme de lentilha e finalizado com queijo de cabra. Uma saladinha acompanhando. Prato fresco, leve. A receita original levava creme de feijão branco. Como é Ano Novo e a tradição pede lentilhas, fiz a substituição. A receita deste prato pode ser encontrada neste link.
Em seguida o Aldo serviu um creme de aspargos brancos frio com legumes e lagosta. Ele se inspirou num prato do restaurante Passion, do Martin Berasategui, em Punta Cana, República Dominicana.  Há um contraste do quente e frio, cremoso e o crocante da lagosta. Delicioso!
Como segundo prato a Jussara preparou um pernil de cordeiro. Matéria prima proveniente de sua chácara e a receita do Alex Atala que  neste link do Vosso blog de comida. Super tenro e saboroso! Foi cozido muito lentamente no vinho e na água, sendo gratinado no último momento. Preparei para acompanhar um cuscuz  de frutas secas. A receita está neste link.

Um tradicional pudim de claras gentilmente executado pela mãe da Aldo sobre um leito de creme anglaise adoçou nossa refeição. Preciso descobrir o segredo deste pudim! Estava maravilhoso! O meu não fica tão bom.

Excelentes vinhos e champagnes acompanharam nossa virada! Para começar Champagne Don Perignon 2002. Com a entrada e primeiro prato o branco Pouilly Fumé Pur Sang 2007/Didier Dagueneau. O cordeiro combinou muito bem com o Bordeaux Smith Haut Lafitte 1995. A sobremesa ultrapassou em doçura o vinho Tokaj Classic 5 puttonyos 2007. Todos excelentes! Mais um champagne muito apreciado no brinde de Ano Novo, oferecido pelo Romildo: Michel Gonet blanc de blanc 2003.

Seguindo a tradição do nosso amigo, João Guilherme, a Fernanda preparou um consomê de beterraba que foi consumido já na madrugada. Próprio para rebater qualquer excesso!



3 comentários:

fernanda garcia disse...

Foi excelente!!!!
Abraço,
Fernanda

Anônimo disse...

Vocês sabem comer bem e receber com classe e refinamento. Acredito tenha sido uma noite para não esquecer.

Carlos Eugenio Garcia

Vanderleia disse...

Oi Teresa, quantas delicias.Desejo que 2013 seja um ano cheio de paz, amor e prosperidade.Tudo de bom querida.Beijos.